Quem é a geração Z no mercado de trabalho?
De acordo com um relatório da consultoria McKinsey, em 2025 a geração Z irá compor 25% da força de trabalho global.
Com a alma empreendedora, 46% desse grupo já possui um segundo emprego, visando aumentar sua renda.
Ambiciosos, eles vêm modificando o mercado de trabalho e deixando sua marca.
Quem é a Geração Z?
Nascidos entre 1995 e 2010, os “zoomers” são conhecidos por serem a primeira geração nativa digital.
Criados durante o boom da internet e a ascensão das redes sociais, os membros da Geração Z são considerados ágeis, dinâmicos e inovadores assim como a tecnologia.
E por isso, tentam ao máximo levar suas características para outros âmbitos da sociedade, procurando potencializar e beneficiar outras áreas, como o mercado de trabalho.
Como a Geração Z está inserida no mercado de trabalho?
Ainda se estabelecendo no ambiente trabalhista, a Geração Z já provocou amplas mudanças nas organizações e em seus modos de operação.
E muitas dessas transformações estão associadas aos seus princípios, como o uso do diálogo, a valorização da inclusão e a discussão de pautas sociais.
Principais transformações no mercado com a chegada da Geração Z:
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Digitalização
Sendo a primeira geração criada em ambiente digital, a Geração Z busca aplicar a tecnologia nos mais variados processos existentes em um negócio.
Esse procedimento acaba por afetar a forma como as empresas operam, se comunicam, recrutam talentos e fornecem serviços.
Atualmente a tecnologia pode ser usada para verificar a produtividade dos funcionários, automatizar processos, analisar dados e facilitar a comunicação entre pessoas e instituições, através de aplicativos.
Mesmo para a oferta de vagas e etapas de seleção, os candidatos têm optado pelo recrutamento online, que otimiza seu tempo.
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Reconhecimento
Por crescer em meio as redes sociais, ambiente que gera expectativas de curtidas e comentários, a busca por aprovação é natural. A Geração Z valoriza ser reconhecida e receber feedbacks constantes, que garantam a qualidade do seu trabalho e aprendizado.
Além disso, um ambiente que propicia uma comunicação transparente demonstra ao trabalhador que a sua presença é crucial. Ainda, é uma ótima forma de manifestar oportunidades de crescimento dentro do ambiente corporativo.
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Flexibilidade
Com a chegada da pandemia do Covid-19 outras estruturas de trabalho começaram a ser testadas e utilizadas pelas empresas, como o home office e o trabalho híbrido. Os “zoomers” se mostraram adeptos do modelo flexível, em que podem conciliar sua vida pessoal e profissional.
Um relatório, realizado pela empresa Owl Labs em colaboração com a consultoria Global Workplace Analytics, mostra que 87% dos profissionais procuram por trabalhos flexíveis, sendo um fator inegociável.
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Preocupação com pautas sociais
Criada em um mundo globalizado e com diversos debates nas redes sociais, a Geração Z mostra forte compromisso com a aplicação da diversidade, inclusão e sustentabilidade nas empresas.
Com a sua responsabilidade social desejam iniciar uma transformação interna e externa nas empresas, buscando lugares que estejam comprometidos com essas causas.
Essa iniciativa reflete no modo como as organizações agem, aplicando políticas de não discriminação, recrutamentos diversificados, cultura inclusiva, metas sustentáveis, entre outras atividades.
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Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Ter um bom equilíbrio pessoal e profissional é importante para a geração Z na hora de escolher um novo emprego.
Esse grupo valoriza o seu bem-estar físico e mental, buscando empresas que promovam a saúde do colaborador por programas de apoio emocional, benefícios que promovam a saúde e o entretenimento e busca por horários flexíveis.
Para eles a definição de sucesso mudou, crescer e ficar anos em uma empresa já não é tão valorizado quanto a qualidade de vida e satisfação pessoal.
Como reter os talentos da nova geração?
Como observamos, a Geração Z possui seus valores e busca segui-los e aplicá-los sempre que possível.
Então como a sua empresa pode reter esses talentos?
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Tenha uma mentalidade mais colaborativa;
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Engaje a sua empresa nas causas sociais;
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Ofereça flexibilidade;
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Faça feedbacks constantes;
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Incentive a inovação;
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Escute o que seus funcionários têm a dizer;
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Promova o bem-estar.
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